04/01/2012

Palatino



monte Palatino é uma das sete colinas de Roma. Tem 70 m de altura e nas suas encostas foram construídos, de um lado, oFórum Romano, e do outro, o Circo Máximo. O local é hoje um grande museu ao ar livre, visitado durante o dia. A bilheteira, hoje, depois da restauração da Domus Augustana, localiza-se depois do Arco de Constantino, seguindo em direção ao Circo Massimo. A saída localiza-se próximo do Arco de Tito ou junto ao Cárcere Marmetino, próximo ao Campidoglio. Pode-se comprar um bilhete (12,00 Euros) que dá direito a visitar o Palatino, o Fórum Romano e o Coliseu.
O nome deriva de Pale, o deus dos pastores. Segundo a lenda da fundação de Roma, sobre o Palatino foi edificada a cidade quadrada de Rómulo. Já sítio habitado na idade do Ferro (como provam vestígios arqueológicos) acolhe também as ruínas mais antigas de Roma, como restos de muralha (séculos VI–IV a.C.) e uma cisterna.
No século III a.C. foram construídos os templos de Júpiterde Vitória e da Magna Mater (Deusa-mãe, a Grande Mãe), enquanto que no último período Republicanoforam construídas muitas habitações patrícias.
É nesta colina que se encontravam outrora, agora em ruínas, os palácios de César AugustoTibério e Domiciano. O termo palácio provém de Palatium.

fonte: wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário